Sexta noite de Navarātri: Śrī Kātyāyanī
- Yuri Wolf
- 4 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Na sexta noite do Navarātri, a Deusa adorada é sob a forma de Śrī Kātyāyanī (“nascida de Kātyāyana”, famoso acadêmico sânscrito e sacerdote védico que, após intenso processo de adoração à Deusa, a recebe como filha sob esta forma).

O termo kātyāyanī pode ser livremente interpretado como “aquela que provém (que é filha) da perfeição”. É a manifestação da Deusa que representa a coragem, presente em diversos textos sagrados e associada também à e Śrī Mahālakṣmī, como irmã de Śrī Kṛṣṇa, cujo śaktipīṭha (assentamento de força) é a região de Orissa – terra do Senhor Jagannātha.
É sob este aspecto, conhecido como a Deusa Guerreira, que a Senhora Pārvatī encarna para derrotar o demônio Mahiṣāsura .
É retratada com quatro mãos. Em suas mãos segura kamala (flor de lótus) e khaṅga (espada), e também concede varadamudrā e abhayamudrā, selos manuais da compaixão e do destemor, respectivamente. Monta um leão feroz, que representa bravura e coragem.
Mantras de Śrī Kātyāyanī:
ॐ देवी कात्यायन्यै नमः॥
oṃ devī kātyāyanyai namaḥ॥
Reverências à Deusa que é filha da perfeição.
– E também a Kātyāyanī Stuti (louvor à filha da perfeição)
या देवी सर्वभूतेषु माँ कात्यायनी रूपेण संस्थिता।
नमस्तस्यै नमस्तस्यै नमस्तस्यै नमो नमः॥
yā devī sarvabhūteṣu mām̐ kātyāyanī rūpeṇa saṃsthitā।
namastasyai namastasyai namastasyai namo namaḥ॥
“A Deusa Suprema, Kātyāyanī, a filha da perfeição, está sendo adorada por mim. Que todas as minhas más ações que realizei durante a minha vida sejam perdoadas e lavadas.”
E amanhã, seguimos com a sétima noite do Navarātri, uma das mais importantes.
Minhas mais humildes, sinceras e profundas reverências,
Yuri D. Wolf – संकटमोचन
Comments